quinta-feira, 11 de outubro de 2007

Vá, agora falemos de coisas sérias...

Falemos de expectativas.
A nossa primeira expectativa é crescer... crescer o suficiente para nao apanhar do irmao ou irma mais velhos, crescer para namorar, para aprender a conduzir, para deixar a escola...
Depois, as nossas expectativas tornam-se expectativas a curto prazo. Acabar o 9 ano e passar para o secundário... passar nos exames de admissao... deixar aquele namorado chato do liceu e namorar um doutor... fazer aquela ultima cadeira do curso a quem toda a gente chumba á primeira... arranjar emprego fixo, comprar carro, comprar casa... encontrar alguem com quem partilhar alegrias e tristezas, e já agora também as despesas!!!!
Mas as coisas nao sao assim tao lineares... há expectativas fracassadas, há experiencias que nos servem de licao e que temos de repetir para fazer certo. Há umas que nao dependem de nós para se concretizarem, e outras que nunca se concretizarao...
O que se sente quando uma expectativa falha é comparável a um atropelamento por um camiao TIR... ficamos sem chao e tudo á nossa volta parece feito de papel.
Mas quando uma expectativa se concretiza... aquela nota tao chorada, aquele emprego fantastico, a oportunidade de fazer aquele curso, aquele poema, aquele encontro, aquele carro, ou aquela casa... aquela pessoa... é uma sensacao indescritivel. Nao sei se sao sinos a tocar, ou o corpo a flutuar... tudo junto ou nada disto...
Nao acredito no "quem espera sempre alcanca"... acredito no "quem espera, desespera", mas quem luta, mesmo que perca, sempre ganha!!!!
Viver sem expectativas, sem sonhos, sem confianca no futuro, nao é viver... o futuro constroi-se no presente, e ao contrário do que se diz, nao se alimenta do passado mas assenta no que aprendemos com ele. O nosso presente é a concretizacao das expectativas passadas, muitas vezes alteradas pelas circunstancias, e a base das expectativas futuras. O que esperamos hoje vai influenciar o que seremos amanha.

1 comentário:

Marlene G. disse...

mas já foste atropelada por um TIR?!! lol
Criar expectativas é bom, elas se realizaram é fantástico, sairem frustradas é uma porra... mas o melhor a fazer é excede-las todos os dias! :)) (isto já é o lema do serviço a falar mais alto!)